Central pode garantir calendário nacional em 2026 mesmo sem acesso
- Eri Santos
- 29 de jul.
- 1 min de leitura

A Série D do Campeonato Brasileiro pode passar por uma mudança significativa a partir de 2026. Em reunião realizada nesta segunda-feira (29), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou aos clubes participantes uma proposta que amplia a competição de 64 para 96 equipes. A ideia ainda está em análise e só será definida após o término da atual edição do torneio.
Segundo o modelo proposto, os 32 clubes que avançarem da primeira fase da Série D deste ano já estariam automaticamente classificados para a próxima temporada. As outras 64 vagas continuariam sendo preenchidas conforme o atual critério: via classificação nos campeonatos estaduais e pelos times que forem rebaixados da Série C.
Com isso, caso o novo formato seja aprovado, o Central de Caruaru — que avançou para a segunda fase da Série D após terminar em terceiro lugar no Grupo A3 — já teria vaga garantida na Série D de 2026, mesmo que não conquiste o acesso à Série C nesta temporada.
A medida é vista por muitos dirigentes como uma forma de dar mais previsibilidade e calendário aos clubes de menor investimento, além de fortalecer o futebol nacional nas suas divisões inferiores. A decisão final da CBF será tomada após o fim da atual edição do torneio.
Comentários