Sport vence Santa Cruz e abre vantagem na semifinal do Pernambucano
- Eri Santos
- 8 de mar.
- 3 min de leitura
No primeiro Clássico das Multidões da semifinal do Campeonato Pernambucano, o Sport fez valer o mando de campo e derrotou o Santa Cruz por 2x0 neste sábado (8), na Ilha do Retiro. Diante de mais de 18 mil torcedores, o Leão construiu um bom resultado com gols dos portugueses Gonçalo Paciência e João Silva, ficando em situação confortável para o jogo de volta.
Com a vitória, o Rubro-negro pode perder por até um gol de diferença no duelo do próximo sábado (15) que, ainda assim, garante vaga na final do Estadual. Já o Santa Cruz precisa vencer por três gols de diferença para avançar diretamente. Caso vença por dois gols, a decisão será nos pênaltis.
Primeiro tempo de domínio leonino
Desde o apito inicial, o Santa Cruz apostou em uma postura defensiva, fechando os espaços e esperando o Sport no próprio campo para tentar explorar os contra-ataques. O Leão, por sua vez, girava a bola e buscava infiltrações.
A primeira chance real veio aos 12 minutos, quando Carlos Alberto avançou pela esquerda e rolou para Lenny Lobato, que finalizou fraco para defesa tranquila de Rokenedy. Aos 22, João Silva arriscou de longe, mas foi aos 27 que o Sport abriu o placar.
No primeiro lance perigoso do Santa Cruz na partida, o goleiro Caíque França fez boa defesa. No contra-ataque, Lucas Lima encontrou Gonçalo Paciência na entrada da área. O atacante bateu de perna esquerda, e após um leve desvio, o goleiro tricolor falhou, vendo a bola bater na trave antes de entrar.
O Santa reagiu nos minutos finais da primeira etapa e criou boas chances. Aos 40, Thiaguinho fez grande jogada individual e exigiu boa defesa de Caíque França. Aos 42, William Alves subiu mais que a defesa rubro-negra e cabeceou firme, parando em outra grande intervenção do goleiro leonino. A melhor oportunidade veio aos 45, quando João Pedro lançou Thiaguinho, que avançou sozinho, mas desperdiçou cara a cara com Caíque França.
Sport amplia e segura vantagem
No intervalo, os técnicos promoveram mudanças. No Sport, Dalbert e Gonçalo Paciência deixaram o campo com dores, dando lugar a Igor Cariús e Pablo. Pelo lado do Santa, o treinador Itamar Schülle adotou postura mais ofensiva, colocando Matheus Melo e promovendo a estreia de Thiago Galhardo.
O segundo tempo começou mais truncado, com muitas faltas e reclamações. O Santa Cruz, apesar da necessidade de buscar o resultado, teve dificuldades para criar jogadas perigosas. Melhor no jogo, o Sport aproveitou a bola parada para ampliar a vantagem.
Aos 24 minutos, Lucas Lima cobrou escanteio, Pablo desviou, e João Silva apareceu na pequena área para completar para o fundo das redes. Com o 2x0 no placar, o Leão seguiu controlando o jogo e quase fez o terceiro aos 32, quando Sérgio Oliveira finalizou com o gol aberto, mas Israel salvou em cima da linha.
Com o resultado, o Sport fica muito próximo da final e leva a vantagem para o Arruda no próximo sábado. O Santa Cruz terá que mudar a postura e buscar uma atuação ofensiva para reverter o placar e continuar sonhando com o título estadual.

Ficha do jogo
Sport 2
Caíque França; Hereda (Matheus Alexandre); João Silva, Chico e Dalbert (Igor Cariús); Rivera, Sérgio Oliveira e Lucas Lima (Fabricio Domínguez); Lenny Lobato, Carlos Alberto (Gustavo Maia) e Gonçalo Paciência (Pablo). Técnico: Pepa.
Santa Cruz 0Rokenedy; Toty (Vinícius Hora), Matheus Vinícius, William Alves e Rodrigues; Lucas Siqueira (Matheus Melo), Balotelli e João Pedro (Jhonatan Ribeiro); Vini Moura (Thiago Galhardo), Thiaguinho (Rafinha) e Israel. Técnico: Itamar Schülle.
Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Rodrigo Pereira
Assistentes: Humberto Martins e Fernando AntônioVAR: Tiago Nascimento
Gols: Gonçalo Paciência, aos 27’ do 1T, João Silva, aos 24’ do 2T (SPT) Cartões amarelos: Lucas Lima, Lenny Lobato (SPT); Balotelli, Rodrigues (STA)
Público: 18.044 torcedoresRenda: R$ 667.875,00
Comments