Santa Cruz celebra 112 anos com festa no Arruda e vive expectativa de transição para SAF
- Eri Santos

- há 5 horas
- 2 min de leitura
Aniversário do Tricolor será marcado por homenagens, eventos culturais e reunião decisiva do Conselho Deliberativo, podendo ser o último como clube associativo.

Tradição, história e um momento decisivo
O Santa Cruz Futebol Clube completa 112 anos nesta terça-feira, 3 de fevereiro, em meio a um dos períodos mais simbólicos de sua história. Além das comemorações tradicionais, o aniversário pode marcar o último ciclo do clube como associação, já que seguem em andamento os trâmites para a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
No ano passado, os investidores estiveram presentes nas celebrações. Em 2026, a participação ainda não está confirmada, embora as negociações avancem nos bastidores, com expectativa de que a SAF assuma o controle do clube até o mês de abril.
Programação começa cedo no Arruda
As celebrações acontecem no Anfiteatro Aristófanes de Andrade, na sede do clube, no Arruda, e têm início logo às 6h, com o tradicional toque de sirene. Ao meio-dia, uma salva de fogos volta a marcar o aniversário coral, mantendo viva a tradição tricolor.
No fim da tarde, será inaugurada uma placa comemorativa em homenagem ao cofundador Theophilo Almeida Baptista de Carvalho, o Lacraia, seguida de uma ceia regional, reunindo dirigentes, conselheiros e convidados.
Hino oficial, homenagens e cultura pernambucana
Um dos pontos altos da programação ocorre às 19h30, com a Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo. Na pauta, está o reconhecimento oficial do hino do clube, “O Mais Querido”, com a presença de nomes ligados à cultura pernambucana, como Dona Zezita (viúva de Capiba), Maestro Forró, André Rio e Getúlio Cavalcanti.
Durante a reunião, o Santa Cruz também prestará uma homenagem ao ator Carlos Francisco, que interpretou o icônico projecionista tricolor “Seu Alexandre” no filme O Agente Secreto, do cineasta Kleber Mendonça Filho, obra indicada ao Oscar.
Missa encerra celebração dos 112 anos
Antes da reunião, às 19h14, um show pirotécnico será realizado em alusão ao ano de fundação do clube. A programação será encerrada com uma missa em ação de graças, às 20h30, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Recife e Olinda, Dom Nereudo Freire, e concelebrada por padres e bispos de Pernambuco.
Com 112 anos de história, o Santa Cruz celebra o passado, vive um presente de transformação e projeta um novo futuro, mantendo viva a paixão de sua torcida e a força de sua tradição no futebol brasileiro.




.png)
.png)
.png)
.png)
.png)




Comentários