Sport inicia pré-temporada 2026 com apenas 12 jogadores e vai estrear no Estadual com o sub-20
- Eri Santos

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Readequação financeira impede reapresentação completa do elenco profissional; clube admite não ter condições de manter grupo da última temporada

O Sport Club do Recife iniciou a pré-temporada 2026 de forma atípica. Dos mais de 30 atletas que possuíam contrato para o início do próximo ano, apenas 12 se reapresentaram na manhã desta segunda-feira (29), no CT José de Andrade Médicis, para o começo dos trabalhos sob o comando do técnico Roger Silva.
Em entrevista coletiva, o executivo de futebol Ítalo Rodrigues explicou que o cenário é consequência direta de um processo de readequação financeira vivido pelo clube.
— Sabe quantos atletas se apresentaram aqui hoje? Doze. Mas isso não é porque outros não vão se apresentar — afirmou o dirigente.
Contratos em vigor explicam parte das ausências
Segundo Ítalo Rodrigues, parte das ausências se deve a atletas que ainda possuem vínculo contratual com outros clubes até o fim do mês de dezembro, o que impede a reapresentação imediata ao Sport.
— A gente está no dia 29. Gustavo Maia e Filipinho, por exemplo, estavam comigo no Criciúma. O contrato lá também é até o dia 31 deste mês, então eles não podem se apresentar aqui, assim como alguns outros — explicou.
Atletas que se reapresentaram
Os jogadores presentes no primeiro dia de atividades foram: os goleiros Adriano e Caíque França; o zagueiro Ramon Menezes; o lateral-direito Matheus Alexandre; os volantes Zé Lucas, Adriel, Pedro Martins, Luciano e Lucas André; além dos atacantes Barletta, Dieguinho e Zé Roberto.
A diretoria rubro-negra não detalhou individualmente a situação dos atletas que têm contrato vigente, mas não compareceram à reapresentação.
Estrangeiros não devem permanecer no elenco
De acordo com apuração do ge, o Sport não pretende manter no grupo os atletas estrangeiros que integravam o elenco na última temporada: o zagueiro João Silva, o volante Sérgio Oliveira, o meia Rodrigo Atencio e o atacante uruguaio Ignacio Ramírez.
Sem entrar em detalhes, Ítalo Rodrigues foi direto ao comentar o cenário financeiro do clube.
— O Sport não tem condições financeiras de manter o elenco que terminou a última temporada — afirmou.
Estreia no Pernambucano será com o sub-20
Diante do número reduzido de atletas à disposição, o Sport confirmou que fará a estreia no Campeonato Pernambucano de 2026 com a equipe sub-20. O primeiro compromisso está marcado para o dia 10 de janeiro, contra o Jaguar, na Arena de Pernambuco. O time será comandado pelo técnico Alexandre Silva.
— Como eu falei anteriormente, se apresentaram 12 atletas. É impossível o Sport fazer o primeiro jogo no dia 10. Impossível. Não tem time. Então precisa, sim, ser do sub-20. Não é uma opção — declarou o executivo.

Uso da base será por tempo indefinido
Ítalo Rodrigues ressaltou que a utilização do sub-20 não é o cenário desejado pela diretoria, mas será necessário diante das circunstâncias atuais.
— Não é o que eu gostaria. Eu gostaria de começar com um time forte. Acredito, sim, que o sub-20 vai ser competitivo. Se o sub-20 vai fazer um jogo, dois, três ou quatro, isso só o tempo vai dizer — concluiu.




.png)
.png)
.png)
.png)
.png)




Comentários