Sport e Santa Cruz fazem Clássico das Multidões decisivo por vaga direta na semifinal
- Eri Santos

- há 4 dias
- 3 min de leitura
Disputa envolve também o Retrô, terá forte esquema de segurança, críticas do Santa Cruz ao VAR e manutenção de Roger Silva e Fábio Cortez nos comandos técnicos

O primeiro Clássico das Multidões da temporada promete clima de decisão. Sport e Santa Cruz se enfrentam neste sábado (31), às 16h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano. Além da rivalidade histórica, o duelo vale vaga direta na semifinal estadual e um lugar garantido na Copa do Brasil do próximo ano.
A briga pela segunda colocação está completamente aberta. O Sport aparece como vice-líder, com 11 pontos, mesma pontuação do Retrô, terceiro colocado. Já o Santa Cruz vem logo atrás, com um ponto a menos. No mesmo horário do clássico, a Fênix encara o Decisão, nos Aflitos, o que torna a rodada ainda mais imprevisível. O Náutico, líder isolado, já assegurou a vaga direta nas semifinais.
A disputa ganhou novos contornos após os resultados da rodada anterior. O Santa Cruz goleou o Jaguar no Arruda, o Sport tropeçou diante do Maguary e o Retrô surpreendeu ao vencer o Náutico, embolando de vez a tabela.
Esquema especial de segurança
Para garantir a segurança do clássico, a Polícia Militar de Pernambuco montou uma operação de grande porte, com 974 policiais mobilizados. O maior efetivo, com 847 agentes do 12º BPM, atuará nas vias de acesso e no entorno da Ilha do Retiro. Dentro do estádio, 127 policiais do Batalhão de Choque e da CIPCães serão responsáveis pelo policiamento.
Além disso, guarnições motorizadas estarão posicionadas em terminais integrados e estações de metrô. Toda a operação será acompanhada em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), com apoio de videomonitoramento.
Polêmica fora de campo
Às vésperas do clássico, o Santa Cruz divulgou nota oficial criticando a escolha de Gilberto Castro Júnior para atuar no VAR. O clube coral relembrou decisões polêmicas do árbitro em partida contra o Náutico e classificou a designação como “surpreendente”. Em campo, a arbitragem será comandada por Paulo Belence, com Francisco Chaves e Humberto Martins como assistentes.
Prováveis escalações
No Sport, o técnico Roger Silva não deve promover grandes mudanças e tende a repetir a equipe que iniciou o último jogo contra o Maguary. Em meio à reformulação do elenco, a aposta é na manutenção da base.
“Sempre que jogo na Ilha do Retiro me arrepio. A torcida faz uma linda festa e isso nos motiva ainda mais”, destacou o atacante Gustavo Coutinho.
Do lado coral, o Santa Cruz seguirá com o técnico interino Fábio Cortez, mantido após a goleada por 6 a 0 sobre o Jaguar. Sem definição imediata para o substituto de Marcelo Cabo, a tendência é repetir a escalação que reagiu no campeonato.
“Cinco dos seis gols foram construídos. Atacamos com um time solidário e próximo. Isso me enche de orgulho”, afirmou Fábio Cortez.
Onde assistir
O Clássico das Multidões terá transmissão do Time de Craques da CBN Recife , na 105,7 e 89,9, no YouTube. Na TV, a Globo exibe a partida para todo o Estado de Pernambuco, em TV aberta e no streaming.
Competição: 1ª fase do Campeonato Pernambucano
Local: Ilha do Retiro, Recife-PE
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Belence
Assistentes: Francisco Chaves e Humberto Martins
VAR: Gilberto Castro Júnior
Onde assistir: Globo (TV aberta e streaming)




.png)
.png)
.png)
.png)
.png)




Comentários