Santa Cruz vence o Maranhão fora de casa e fica perto da final da Série D
- Eri Santos
- há 13 minutos
- 2 min de leitura
Com golaço de Renato no segundo tempo, Tricolor do Arruda joga pelo empate na volta para avançar à decisão nacional

O Santa Cruz deu um passo decisivo rumo à final da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (14), o Tricolor do Arruda venceu o Maranhão por 1 a 0 no Estádio Castelão, em São Luís (MA), pelo jogo de ida da semifinal. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Renato, que saiu do banco no segundo tempo e decidiu com um belo voleio.
Com o resultado, o Santa Cruz joga por um empate na partida de volta para garantir vaga na final. O Maranhão precisa vencer por um gol de diferença para levar a disputa aos pênaltis ou por dois gols para avançar no tempo normal. O duelo decisivo será no próximo sábado (20), às 19h30, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Primeiro tempo de equilíbrio
Empurrado pela torcida, o Maranhão começou a partida pressionando e ocupando o campo de ataque. O Santa Cruz entrou em campo com uma formação mais cautelosa, com três zagueiros, e apostando nos contra-ataques. Apesar da proposta defensiva, a primeira grande chance foi tricolor: Geovany Soares saiu cara a cara com o goleiro Jean, que defendeu, e no rebote Thiago Galhardo parou em Keven.
O time maranhense respondeu com posse de bola e investidas pelo lado direito, mas sem criar grandes oportunidades. O Santa Cruz voltou a assustar após erro do goleiro Jean, que entregou a bola nos pés de Thiago Galhardo. Livre de marcação, ele finalizou para fora. A reta final do primeiro tempo foi marcada por equilíbrio e poucas chances.
Golaço de Renato decide o jogo
O Santa Cruz retornou do intervalo mais ofensivo e chegou a balançar as redes com Matheus Vinícius, mas o gol foi anulado por falta no lance. O time coral seguiu criando e levando perigo com finalizações de Gabriel Galhardo e Thiaguinho, enquanto o Maranhão ameaçou em chegadas de André Radija e Vagalume, ambas defendidas por Rokenedy.
Aos 32 minutos, o gol da vitória saiu em grande estilo. Após cobrança de falta de Willian Júnior e escorada de Matheus Vinícius, Renato acertou um voleio para garantir o triunfo por 1 a 0 no Castelão. Nos minutos finais, o Maranhão tentou pressionar com cruzamentos, mas parou na defesa tricolor, que segurou o resultado.
Ficha do jogo
Maranhão: Jean; Igor Nunes, Fernando e André Radija (Lucas Manga); Dudu, Rosivan (Raílson) e Vagalume (Romarinho); Ryan, Clessione (Mikéias) e Rafael (Jorge). Técnico: Marcinho Guerreiro.
Santa Cruz: Rokenedy; Toty, William Alves, Eurico, Matheus Vinícius e Rodrigues (Yuri Ferraz); Gabriel Galhardo, Pedro Favela (Jonatas Paulista) e Willian Júnior (Lucas Siqueira); Geovany Soares (Thiaguinho) e Thiago Galhardo (Renato). Técnico: Marcelo Cabo.
Local: Estádio Castelão (São Luís-MA)
Horário: 16h
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)Gol: Renato, aos 32' do 2º tempo (STA)
Cartões amarelos: Matheus Vinícius, Rodrigues (STA)
Comentários