top of page

Clássico Santa Cruz x Náutico terá apenas torcida do mandante na Arena de Pernambuco

  • Foto do escritor: Eri Santos
    Eri Santos
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Acordo entre clubes, FPF e autoridades define torcida única nos clássicos da primeira fase do Pernambucano; finais podem ter cenário diferente.

Foto: Divulgação/Náutico
Foto: Divulgação/Náutico

O clássico entre Santa Cruz e Náutico, marcado para a Arena de Pernambuco pela 5ª rodada do Campeonato Pernambucano, deve contar apenas com a presença da torcida tricolor. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Clauber Santana, do GE, e confirmada pelo NE45 junto ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.


A decisão é fruto de um acordo prévio envolvendo clubes, FPF e o poder público, que estabeleceu que todos os clássicos da primeira fase do Estadual seriam disputados apenas com torcedores do time mandante.


Acordo foi definido em conselho técnico

Anteriormente, em entrevista ao NE45, Evandro Carvalho havia afirmado que somente a Arena de Pernambuco teria condições de receber partidas com as duas torcidas. No entanto, o acordo firmado entre as partes acabou vetando a presença da torcida visitante, inclusive no clássico do próximo domingo (25).


Segundo o presidente da FPF, a decisão foi ratificada durante o conselho técnico do Campeonato Pernambucano, realizado em dezembro.


“O que ficou ajustado, formalizado inclusive, perante Governo do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário, SDS, Polícia Militar, federação e os clubes, e que foi ratificado no conselho técnico, é que os jogos entre os três grandes se darão com torcida do mandante”, afirmou Evandro.


Finais podem ter duas torcidas

Apesar da restrição na primeira fase, Evandro Carvalho revelou que o cenário pode ser diferente nas finais do Estadual. De acordo com o dirigente, já existe a intenção de permitir a presença das duas torcidas nas decisões, independentemente do estádio.


“Eu consegui, neste ano, algo que não era previsto: que nas duas finais tenhamos torcida visitante. Nós vamos fazer um aditivo, que já foi minutado. Então o clássico que tiver, seja na Arena, Ilha do Retiro, Aflitos, Caruaru, onde for, é só torcida do mandante. Só nas finais terão visitantes”, acrescentou.


Tentativa do Sport foi negada na Justiça

O Sport chegou a entrar com um pedido na Justiça para que o clássico contra o Náutico, pela 3ª rodada do Campeonato Pernambucano, tivesse a presença da sua torcida. No entanto, o clube perdeu a causa tanto no Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) quanto no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).


Evandro Carvalho acredita que essa decisão será mantida e avalia que Santa Cruz e Náutico, que ainda farão clássicos como visitantes, não devem recorrer à Justiça, já que ambos foram favoráveis ao acordo no Conselho Arbitral do Campeonato Pernambucano 2026.


Estudo mira retorno das duas torcidas em 2027

O presidente da FPF também revelou que a entidade encomendou um relatório à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com o objetivo de viabilizar, a partir de 2027, o retorno das duas torcidas nos clássicos da capital.


A ideia é que o estudo, elaborado em conjunto com as três torcidas, seja apresentado ao poder público como base para mudanças no modelo atual.


“Para o próximo ano, contratamos a Universidade Católica de Pernambuco, com o conselho de mediação especializado em solução coletiva de litígios. Se a Unicap conseguir, junto a essas três torcidas, fornecer um relatório que convença as autoridades de que existe condições no próximo ano de ter torcida mista, a Federação não terá nenhuma objeção”, explicou.


Cumprimento do acordo segue como prioridade

Evandro reforçou que, enquanto o acordo atual estiver em vigor, a FPF seguirá cumprindo todas as determinações estabelecidas junto às autoridades.


“O problema é que temos que cumprir o que foi acertado em termos de ajustamento de conduta, desde o Governo do Estado até a Polícia Militar, Ministério Público, Judiciário, SDS e clubes. Vamos ver se no próximo ano, com o relatório da Unicap, consigamos criar um ambiente que permita ter duas torcidas no estádio, seja na Ilha do Retiro, Aflitos, Arruda ou qualquer outro estádio”, concluiu.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Infográfico preto moderno e tecnológico para relatório de marketing digital_edited.jpg
bottom of page