Calendário enxuto: CBF prevê estaduais mais curtos e menos desgaste para atletas
- Eri Santos
- 12 de ago.
- 1 min de leitura

O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou nesta segunda-feira (11) que, em até 60 dias, apresentará uma proposta de novo calendário para o futebol brasileiro. A principal mudança prevista é a redução dos campeonatos estaduais para, no máximo, 11 datas.
O dirigente falou brevemente com jornalistas durante evento no Rio de Janeiro, onde também foi discutido o primeiro modelo nacional de Fair Play Financeiro. Segundo Xaud, a alteração busca diminuir o desgaste causado pelo calendário atual, frequentemente criticado por técnicos e jogadores, que pedem mais tempo de descanso entre os jogos.
A proposta será enviada a clubes e federações para análise, mas o presidente afirma que não haverá negociação quanto ao formato.
“Não tem negociações, serão 11 datas. O calendário brasileiro é muito cheio. Se não fizermos a redução, não vamos conseguir cumprir as tabelas”, afirmou.
Xaud considera que os estaduais terão de se adequar às normas da CBF e defende que a mudança será positiva para todos, especialmente em 2026, ano da primeira Copa do Mundo com 48 seleções.
Atualmente, alguns estaduais chegam a ter até 16 datas, como o Paulistão deste ano, disputado de 12 de janeiro a 27 de março por conta do ajuste para o Mundial
Comentários