top of page
banner 970x150 (1).gif

Pernambuco conquista cinco medalhas nos Jogos da Juventude 2025 em Brasília

  • Foto do escritor: Eri Santos
    Eri Santos
  • 22 de set.
  • 2 min de leitura


Estado tem dois ouros com Alícia Assunção, no taekwondo, e Giovanna Moutinho, no judô; delegação ainda somou uma prata e dois bronzes no terceiro bloco da competição

Giovanna Costa foi ouro no judô, em Brasília - Foto: Demison Costa - SEE
Giovanna Costa foi ouro no judô, em Brasília - Foto: Demison Costa - SEE

Pernambuco iniciou o terceiro bloco dos Jogos da Juventude Caixa 2025 com pódio cheio. Neste domingo (21), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, o Estado conquistou cinco medalhas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Os destaques foram Alícia da Silva Assunção, do taekwondo, e Giovanna Costa Moutinho, do judô, que garantiram o lugar mais alto do pódio.


A pernambucana Alícia Assunção, de 16 anos, estudante do EREM Othon Paraíso, no Recife, venceu a paranaense Maria Luísa Giordani por dois rounds a zero na categoria até 63kg. Já Giovanna Moutinho, de 14 anos, aluna do Colégio Souza Leão, derrotou a baiana Rafaela com um ouchi gari na final da categoria até 48kg do judô.


Ouro no taekwondo e no judô

Esta foi a segunda participação de Alícia nos Jogos da Juventude. Eliminada nas quartas de final em 2024, ela celebrou a conquista da medalha dourada neste ano. “Sentimento gratificante. Quero agradecer à minha equipe e a todos que me ajudaram nesta caminhada, foi difícil chegar aqui, e chegar aqui, fazer cinco lutas e ser campeã dos Jogos é muito gratificante”, disse à Folha de Pernambuco.

No judô, Giovanna estreou na competição nacional com título. Após vencer a decisão, destacou o trabalho realizado até a conquista. “Estou muito feliz, treinei muito e batalhei muito para isso. É uma competição com atletas muito fortes. Estou grata por tudo isso”, afirmou.


Medalha de prata no taekwondo

Também no taekwondo, Maria Eduarda Oliveira Brandão, de 17 anos, aluna da Escola Menino Jesus, em Paulista, conquistou a prata na categoria acima de 63kg. A pernambucana chegou à final após cinco lutas, mas foi superada pela carioca Ângela Azevedo Guimarães por dois rounds a zero. “Queria ter conquistado o ouro, mas acima de tudo estou muito feliz. Só tenho a agradecer a Deus e à minha família, pois pedi muito para estar aqui”, declarou.


Dois bronzes no judô

Outros dois pernambucanos completaram a lista de medalhistas. No judô feminino, Larissa Castro de Oliveira venceu Clarice Vitória, do Rio de Janeiro, e ficou com o bronze. No masculino, Brandom de Melo Santana derrotou o carioca Fábio Lucas da Silva de Oliveira e também subiu ao pódio.

A competição segue em Brasília, reunindo jovens talentos de todo o país em diversas modalidades.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Infográfico preto moderno e tecnológico para relatório de marketing digital_edited.jpg
bottom of page