Copa do Nordeste terá novo formato a partir de 2026, com 20 clubes garantidos
- Eri Santos

- 19 de set.
- 2 min de leitura
Reunião na sede da CBF definiu proposta que amplia vagas para os estados da região; mudança precisa de aval da diretoria de competições da entidade

Os presidentes das federações nordestinas aprovaram, em reunião nesta quinta-feira (18) na sede da CBF, um novo formato para a Copa do Nordeste a partir de 2026. A proposta, divulgada pelo Diário do Nordeste, ainda precisa do aval da diretoria de competições da entidade, responsável por oficializar o calendário nacional em outubro.
A principal novidade é a ampliação para 20 participantes, com representantes de todos os estados da região. Cada federação terá direito a duas vagas — campeão e vice estadual —, enquanto Bahia e Ceará contarão com um terceiro time devido à posição no ranking da CBF. Pernambuco terá apenas duas vagas fixas, o que garante Sport e Retrô na edição de 2026, mas deixa Náutico e Santa Cruz fora da disputa.
Como será a nova fórmula
Os 20 times serão divididos em quatro grupos de cinco. Diferente do modelo atual, os confrontos não acontecerão dentro da mesma chave. Os clubes de um grupo enfrentarão os de outro, em turno único, somando cinco jogos na primeira fase. Avançam ao mata-mata os dois primeiros de cada chave.
Outra mudança significativa é o fim da fase preliminar. O torneio terá no máximo 11 datas. A partir das quartas de final, todas as etapas serão disputadas em jogos de ida e volta, e não apenas a decisão como ocorre hoje.
Impacto em Pernambuco
Com a reformulação, Sport e Retrô já têm presença assegurada em 2026. O Náutico, que jogou a atual edição, ficará fora. O Santa Cruz, que teria nova chance na Pré-Copa do Nordeste, também perde a possibilidade de classificação.
Federação pernambucana ficou de fora
Apesar das definições, a Federação Pernambucana de Futebol não participou da reunião que construiu a proposta do novo formato do Nordestão.
Clubes que teriam vaga garantida no novo formato
Bahia: Bahia, Vitória e Jacuipense
Ceará: Ceará, Fortaleza e Maracanã
Maranhão: Maranhão e Imperatriz
Piauí: Piauí e Fluminense-PI
Sergipe: Confiança e Itabaiana
Alagoas: CRB e ASA
Pernambuco: Sport e Retrô
Paraíba: Sousa e Botafogo-PB
Rio Grande do Norte: América e ABC




.png)
.png)
.png)
.png)
.png)




Comentários