top of page

Calendário do futebol brasileiro 2026 será anunciado pela CBF com ajustes em Estaduais e Série D

  • Foto do escritor: Eri Santos
    Eri Santos
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura

Ajustes devem reduzir datas dos Estaduais, alterar formato da Copa do Brasil e ampliar a Série D para 96 clubes

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai divulgar na próxima quarta-feira, 1º de outubro, o calendário oficial do futebol brasileiro para a temporada 2026. O anúncio será feito às 10h, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e deve trazer mudanças significativas no formato das principais competições nacionais.


Entre os pontos em discussão estão a redução dos campeonatos estaduais de 16 para 11 datas, alterações na Copa do Brasil — com possibilidade de final em jogo único, em campo neutro —, reformulação da Copa do Nordeste, ampliação da Copa Verde com mais clubes e o aumento da Série D de 64 para 96 participantes.


A expectativa é de que os Estaduais sejam os mais afetados pela nova configuração. Hoje, a maioria conta com até 16 datas, o que deve ser enxugado para 11 rodadas. Já na Copa do Brasil, além da possibilidade de final em jogo único, os times da Série A podem passar a entrar a partir da fase de 16 avos, e parte das fases iniciais também seria disputada em confronto único.


A Copa do Nordeste pode ganhar novo formato com até 20 clubes, divididos em quatro grupos, conforme proposta encaminhada em setembro. Já a Copa Verde deve ter expansão, incluindo a possibilidade de mais representantes por estado. Sobre a criação de uma Série E, o presidente da CBF, Samir Xaud, já declarou que não se trata de prioridade no momento.


O calendário também precisará contemplar a paralisação do futebol nacional durante a Copa do Mundo de 2026, que será realizada entre 11 de junho e 19 de julho. Há ainda a possibilidade de uma pausa semelhante em 2027, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo feminina.


A CBF já havia antecipado em agosto mudanças para a temporada 2025, encurtando o Brasileirão, que terminará em 7 de dezembro, antes da final da Copa do Brasil marcada para 21 de dezembro. A medida foi tomada para abrir espaço à Copa Intercontinental, que terá a estreia do campeão da Libertadores em 10 de dezembro, contra o Cruz Azul, do México.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Infográfico preto moderno e tecnológico para relatório de marketing digital_edited.jpg
bottom of page