Neymar Fica Fora de Convocação da Seleção Brasileira para jogos de novembro
- Eri Santos
- 30 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Em meio a grandes expectativas, Neymar não será convocado por Dorival Júnior para os próximos compromissos da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, durante a Data Fifa de novembro. Após consenso entre a comissão técnica, o jogador do Al-Hilal e a CBF, ficou decidido que o retorno do camisa 10 será adiado para 2025, permitindo que Neymar intensifique seu ritmo de jogo e recupere o condicionamento físico antes de vestir a camisa da seleção novamente. A lista oficial do treinador será divulgada nesta sexta-feira (1).
Depois de passar um longo período afastado dos gramados — um ano e quatro dias —, Neymar voltou a jogar na última semana contra o Al-Ain, em partida pela Liga dos Campeões da Ásia, onde atuou por 29 minutos na vitória por 5 a 4 do Al-Hilal. No último ano, Neymar passou por uma cirurgia complexa após romper o ligamento do joelho e sofrer lesões nos meniscos durante jogo pela seleção em outubro de 2023.
Segundo informações iniciais do portal GE, confirmadas pelo Estadão, Neymar e Dorival Júnior concordaram que o momento pede paciência. A prioridade é que o atleta acumule mais minutos em campo antes de voltar à seleção. Até o final do ano, o atacante terá a oportunidade de disputar três partidas pelo Al-Hilal na Liga dos Campeões da Ásia, uma vez que não foi inscrito no Campeonato Saudita e na Copa do Rei devido ao limite de jogadores estrangeiros.

O Brasil enfrentará a Venezuela, fora de casa, no dia 14 de novembro, e o Uruguai no dia 19, em Salvador. Desde o início, tanto a CBF quanto Neymar estavam cientes de que a convocação dependeria da recuperação do atacante. A evolução de Neymar foi acompanhada de perto por Rodrigo Lasmar, médico da seleção, e pela comissão técnica.
Inicialmente, a expectativa na CBF era que Neymar pudesse retornar à seleção em agosto, mas o planejamento foi ajustado. A previsão agora é que ele possa defender o Brasil em março de 2025, em confrontos contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias. Até lá, a meta é que Neymar ganhe ritmo no Al-Hilal e atinja o auge de sua forma física.
Além disso, Dorival Júnior e sua equipe buscam evitar o risco de uma nova lesão para o jogador, além de evitar conflitos com o técnico do Al-Hilal, Jorge Jesus. A última convocação de Neymar, logo após sua contratação pelo clube saudita, gerou atritos com o técnico português, que questionou a presença do jogador em uma partida de eliminatórias, afirmando que ele não estava em condições físicas para jogar.
No breve retorno contra o Al-Ain, Neymar teve poucas oportunidades e quase marcou seu primeiro gol desde a lesão. Com a expulsão de Ali Al-Bulaihi, a atuação do atacante foi limitada.
Em janeiro, Neymar poderá ser inscrito pelo Al-Hilal para as disputas do Campeonato Saudita e da Copa do Rei, o que permitirá que ele ganhe mais minutos em campo, fortalecendo ainda mais sua condição para o retorno à seleção em 2025.
Commentaires