Sport fecha com Enrico Ambrogini, ex-Cruzerio, para liderar reestruturação do futebol
- Eri Santos
- 19 de mai.
- 2 min de leitura

Falta apenas o anúncio oficial, mas o Sport já definiu o novo comandante do seu departamento de futebol: Enrico Ambrogini será o diretor geral — ou general manager, em uma nomenclatura mais moderna — responsável por liderar a reestruturação do setor.
Ambrogini chega após passagem como CEO da SAF do Figueirense. Ele também acumula experiência relevante no Cruzeiro, durante a gestão de Ronaldo Fenômeno, e no Real Valladolid, clube espanhol que o levou para a Europa em 2021. À época, ele estava à frente da Inter de Limeira, no interior paulista, onde atuava como CEO desde 2019. A mudança para o exterior foi articulada não apenas por Ronaldo, mas também por Paulo André, ex-jogador e executivo — nome que, inclusive, chegou a ser cogitado para o cargo no Sport.
Nos últimos dias, Enrico esteve no Recife em uma visita rápida. Conversou pessoalmente com dirigentes rubro-negros, participou de reuniões de planejamento e foi entrevistado formalmente. Recebeu o aval da direção e, desde então, vinha resolvendo os trâmites burocráticos para sua contratação.
Com o acerto, o Sport avança em sua tentativa de reorganizar o departamento de futebol, duramente criticado pela má fase do time na Série A. O Leão é o único clube da competição que ainda não venceu e amarga a última colocação na tabela.

Ambrogini chega com a responsabilidade de comandar os bastidores do futebol do clube, atuando também no mercado de contratações. Ele contará com o apoio do vice-presidente de futebol, Guilherme Falcão, e de Thiago Gasparino, novo executivo contratado.
A dupla representa um passo importante rumo à profissionalização — e consequente remuneração — da gestão do futebol rubro-negro. Guilherme Falcão, dirigente estatutário, liderou as tratativas para ambas as contratações, com o aval do presidente Yuri Romão.
Коментарі