top of page
  • Foto do escritorNE45

Série D: Democrata/MG alega surpresa com pedido do Santa Cruz


Clube mineiro foi rebaixado no Estadual em 2023, mas acabou ganhando vaga após desistências de outros clubes; Santa Cruz quer a vaga


Alvo do Santa Cruz em procedimento administrativo para que consiga uma vaga na Série D ainda em 2024, o Democrata de Sete Lagoas se pronunciou sobre o pedido coral para que seja impedido de disputar o campeonato nacional, que se baseia no rebaixamento do Jacaré à Segunda Divisão no ano passado.


Em nota divulgada no site oficial do clube, o Departamento Jurídico do Democrata de Sete Lagoas aponta ter sido surpreendido com a atitude da diretoria coral e afirma que não irá tomar nenhuma providência até que receba notificação de que o documento foi ajuizado.


Ainda segundo o documento, o Jacaré, que é integrante do grupo A6 da competição, ressalta que foi convidado pela CBF para participação do torneio mediante desistência de diversos clubes de Minas Gerais e salienta que participou do arbitral do torneio, realizado na primeira quinzena do mês de março.




O pedido do Santa Cruz

Na última sexta-feira, um procedimento administrativo elaborado por torcedores e membros do Conselho Deliberativo do Santa Cruz foi enviado à CBF para que a entidade revisasse os critérios técnicos que deram ao Democrata de Sete Lagoas a vaga na Série D 2024, uma vez que o clube havia sido rebaixado no Campeonato Mineiro em 2024.


Dessa forma, baseado em artigos da Lei Geral do Esporte e do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, o Santa Cruz alega que por ser o clube melhor ranqueado no Ranking Nacional de Clubes da entidade teria direito à vaga em detrimento da equipe mineira.


As informações foram reforçadas em coletiva concedida pelo presidente Bruno Rodrigues e membros da cúpula coral na última segunda-feira. De acordo com Álvaro Maia, vice-presidente do Conselho, um pedido já havia sido encaminhado à CBF antes do arbitral, mas não respondeu ao pleito coral. Assim, uma nova solicitação administrativa foi enviada à entidade para a apreciação.


Enquanto espera o retorno da CBF, o Santa Cruz se prepara para ajuizar ação junto ao STJF pleiteando a vaga na Série D. De acordo, com Maia, caso a entidade não se pronuncie, o clube deverá acionar o Tribunal até esta quarta-feira, quando se encerra o prazo para o ajuizamento de ações deste tipo visando o ingresso na Série D.




Confira, na íntegra, a nota publicada pelo Democrata-SL


Recebemos com supresa e tranquilidade a notícia de que o Santa Cruz pleiteará a vaga do Democrata FC na Série D do Brasileiro 2024.

Clubes melhores colocados do que o Democrata no Módulo 1 do Mineiro 2022 abriram mão da vaga até que chegou a nós, apesar de termos sido os últimos colocados no Mineiro.


Assim, fomos convidados pela CBF, respeitando critérios técnicos, e aceitamos, sendo que, inclusive, já participamos do Conselho Técnico da Competição e somos parte da tabela que já foi divulgada.


Não há nenhuma providência a ser adotada por enquanto, até porque não temos sequer a confirmação de que já houve ajuizamento de alguma medida. Contudo, obviamente, seguimos atentos e acompanhando a situação.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Infográfico preto moderno e tecnológico para relatório de marketing digital_edited.jpg
bottom of page