A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) anunciou, após reunião com os clubes da Série A1 do Estadual, uma importante mudança no regulamento do Campeonato Pernambucano de 2025. A nova configuração prevê o rebaixamento de três equipes para a Série A2, ao contrário do que havia sido decidido em outubro, quando apenas dois rebaixamentos foram aprovados. No acesso, somente uma equipe da Série A2 subirá para a A1, fazendo com que a elite do estadual conte com apenas nove clubes em 2026, com o objetivo de adequar o calendário da competição.
O torneio será disputado em turno único, onde os dois primeiros colocados avançam direto para a semifinal. Já as equipes que terminarem entre o 3º e o 6º lugares jogarão as quartas de final, com confrontos de jogo único: 3º x 6º e 4º x 5º. Os três últimos colocados da primeira fase serão automaticamente rebaixados para a Série A2.
As semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. O primeiro colocado enfrentará o vencedor do duelo entre o 4º e 5º lugares, enquanto o segundo colocado pegará quem vencer o confronto entre o 3º e 6º. Caso os jogos das finais terminem empatados no placar agregado, a decisão será nos pênaltis, sem vantagem para o time de melhor campanha na fase classificatória.
As mudanças sinalizam um Pernambucano mais enxuto em 2026 com apenas 8 clubes. A Série A2 de 2025, com 10 equipes, terá apenas um acesso para a elite do estado.
Comments