A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) mudou os critérios de classificação do Campeonato Pernambucano para as vagas na Série D do Brasileiro. Na edição de 2024, serão dois lugares para os times do Estado: uma para o campeão e a outra para o time melhor colocado na primeira fase, que já não esteja em uma divisão superior – casos de Náutico e Sport.
O mesmo se aplica à vaga do campeão. Se o vencedor do Pernambucano for o Timbu ou o Leão, o lugar irá para o vice-campeão e assim sucessivamente.
Vale ressaltar que o 3º colocado do Estadual será o derrotado na semifinal com a melhor pontuação na primeira fase. E o 4º lugar será o outro semifinalista eliminado.
Na classificação, o 5º será o time derrotado nas quartas de final com maior pontuação. E o 6º colocado será o outro eliminado nas quartas. Do 7º ao 10º serão os times que caíram na primeira fase.
Como era a classificação para a Série D em 2023?
Na última edição do Campeonato Pernambucano, as vagas para a Série D eram garantidas pelas duas melhores equipes da primeira fase, que não estavam em divisões superiores. Em 2023, as vagas ficaram com o Retrô, vice-líder, e o Petrolina, 4º colocado.
Vagas para o Nordestão e Copa do Brasil
O Pernambucano dá três vagas para a Copa do Brasil. Os lugares são destinados ao campeão, ao vice e ao eliminado na semifinal com a melhor campanha na primeira fase.
Já para o Nordestão, o campeão se classifica para a fase de grupos e o vice para a pré. Porém, Pernambuco tem duas vagas pelo Ranking da CBF. Desta forma, o Sport já está garantido na fase de grupos.
Enquanto o Náutico vai para a fase de grupos se for campeão ou se o Sport levar o título. Em qualquer outro cenário, o Timbu disputará o Pré-Nordestão por conta do ranking da CBF.
O Santa Cruz se classifica para o regional se conquistar o título. Se Náutico ou Sport for campeão, o Tricolor vai para a fase pré também pelo ranking.
Comentarios