top of page
  • DPEsportes

Fifa é processada pelo sindicato de jogadores por Mundial de 2025

Jogadores, com o apoio da FifPro, entraram com uma ação judicial contra a entidade máxima do futebol após decisão unilateral


A Fifa está sendo acionada na Justiça por membros da FifPro, sindicato internacional dos jogadores de futebol. O motivo? A criação do Mundial de Clubes de 2025, campeonato que terá formato inédito. No processo, os jogadores alegam que a nova competição foi formulada de forma unilateral, afetando o calendário de disputas e violando o direito dos atletas.


As entidades que representam jogadores da Inglaterra e da França, apoiadas pela FifPro, solicitaram ao Tribunal de Comércio de Bruxelas para que o caso fosse encaminhado para o Tribunal de Justiça da União Europeia. Eles se apoiam no princípio estipulado na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, que impede pontos como trabalho forçado, liberdade de trabalho, negociação em acordos coletivos, férias anuais e condições saudáveis de trabalho.


Eles alegam que o novo formato da competição afetaria no período de férias estabelecido no calendário europeu. Por conta da Copa América e Eurocopa neste ano, o Mundial no ano que vem, e a disputa da Copa do Mundo em 2026, as férias dos jogadores seria prejudicada por três anos consecutivos.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Infográfico preto moderno e tecnológico para relatório de marketing digital_edited.jpg
bottom of page