Copa Maria Bonita: competição inédita para o futebol feminino do Nordeste estreia em outubro
- Eri Santos
- 1 de jul.
- 2 min de leitura

A partir do segundo semestre de 2025, o futebol feminino nordestino ganhará um novo e inédito torneio: a Copa Maria Bonita. Anunciada originalmente em 2022, a competição finalmente sairá do papel e tem estreia confirmada para o mês de outubro. A Globo será a emissora oficial do evento.
A disputa contará com nove clubes representantes dos estados do Nordeste, um de cada unidade federativa. A proposta inicial de incluir duas equipes internacionais foi descartada, e, até o momento, os times participantes e a premiação ainda não foram divulgados.
Com apoio da Federação Pernambucana de Futebol, do Governo do Estado de Pernambuco e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição surge como uma oportunidade histórica de valorização e visibilidade para o futebol feminino da região.
— Eu acho que é o pontapé para a guinada do empoderamento feminino. Já fomos coroados sendo sede da Copa do Mundo, e o movimento deste campeonato está convergindo para que seja um sucesso, afirmou Ivete Lacerda, secretária de Esportes de Pernambuco.
Para o idealizador do torneio, Dênis Perucci, a iniciativa vai além do aspecto esportivo:
— As meninas precisavam de uma competição que as representasse. A Copa Maria Bonita vem com esse papel: dar palco para que possam brilhar e mostrar seu futebol. Não é só um torneio, é um movimento em prol da equidade de gênero.
Formato da competição
A Copa Maria Bonita será disputada em duas fases:
Fase de grupos: nove clubes divididos em três grupos com três equipes cada.
Semifinais: avançam os três primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado no geral.
Os quatro classificados disputam as semifinais em jogos únicos, assim como a final.
Além da Copa Maria Bonita, outra novidade no calendário do futebol feminino nordestino será a Copa Rainha Marta, torneio regional entre seleções estaduais, previsto para novembro.
Comentarios