A Copa do Nordeste de 2025 trará novidades significativas no formato de disputa, conforme anunciado pela CBF e divulgado pelo jornalista Thiago Minhoca. A principal alteração está na configuração dos confrontos da fase de grupos e nas quartas de final, o que promete impactar o planejamento e a dinâmica do torneio regional mais tradicional do país.
Apesar de manter a participação de 16 clubes, divididos em dois grupos de oito equipes, a fase de grupos agora terá turno único dentro da mesma chave, reduzindo o número de partidas de oito para sete. Essa mudança visa otimizar o calendário, ao mesmo tempo em que preserva o equilíbrio técnico do campeonato.
Ainda na fase de grupos, os quatro melhores colocados de cada chave seguem avançando para as quartas de final. O formato das fases eliminatórias permanece com quartas e semifinais sendo disputadas em jogo único, enquanto a grande decisão será realizada em dois jogos, no formato de ida e volta.
Novo chaveamento nas quartas de final
Uma das alterações mais marcantes para a edição de 2025 será o novo cruzamento entre os classificados das duas chaves. Antes, os confrontos das quartas eram definidos dentro do mesmo grupo, mas agora haverá um cruzamento misto. O novo modelo será o seguinte:
• 1º do Grupo A x 4º do Grupo B
• 2º do Grupo B x 3º do Grupo A
• 1º do Grupo B x 4º do Grupo A
• 2º do Grupo A x 3º do Grupo B
Essa modificação promete trazer um elemento de imprevisibilidade e emoção ao torneio, já que poderá gerar confrontos inéditos e um nível de competitividade ainda maior na reta final.
Calendário ajustado para 2025
Com a fase de grupos prevista para começar em 22 de janeiro, a competição será impactada pelas Data Fifa de junho, o que pode alongar a duração total do certame. O calendário projetado aponta para uma decisão no mês de setembro, tornando a Copa do Nordeste ainda mais extensa do que em anos anteriores.
A expectativa é que as mudanças sejam bem recebidas pelos torcedores, que anualmente lotam os estádios e elevam os índices de audiência. Com o novo formato, a “Lampions League” segue reforçando seu status de um dos torneios regionais mais atrativos e emocionantes do futebol brasileiro.
A CBF sinaliza que a edição de 2026 terá alterações mais impactantes, mudando todo o formato de disputa e critérios de classificação para a disputa.
Comments