top of page
  • Foto do escritorge.com

Clubes queres paralisar Brasileirão durante Copa América


Os nove clubes da Série A que fizeram o requerimento de paralisar o Campeonato Brasileiro durante a Copa América, invertendo as datas com a Copa do Brasil no período, ainda aguardam uma resposta da CBF. Mas o ge apurou que há dois obstáculos para a proposta ser aceita.


Copa Intercontinental da Fifa: quem ganhar a Libertadores (Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo estão na disputa), cuja final está prevista para 30 de novembro, terá vaga no torneio da Fifa que ocorrerá em dezembro. Se algum finalista da Copa do Brasil for campeão continental, haverá conflito de datas.


Dano ao calendário de 2025: ainda que não haja time brasileiro no Intercontinental, o adiamento da Copa do Brasil obrigaria dois times a esticarem as férias em janeiro, o que atrasaria o início da temporada 2025 dessas equipes.


Os clubes que estão pleiteando a mudança do calendário são Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco.

- Nós colocamos para que a diretoria de competições possa analisar todos os pontos que eles solicitam. Eu verifiquei o documento, é um documento complexo que não é apenas fazer um adiamento de duas partidas pós-Brasileiro. Isso envolve também os direitos de transmissão, de patrocinadores que estão já sabendo que a competição terminaria naquelas datas - declarou ao ge o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que continuou:


- Posterior ao Brasileiro envolve férias de atletas, envolve o próprio Sindicato dos Atletas, envolve também um calendário de 2025 que pode ser estrangulado... Mas mesmo assim a CBF sempre vai buscar entender e dar respostas que sejam técnicas para que os clubes sejam envolvidos. É isso que temos feito, mas já sabendo de antemão que tem uma série de outras intervenções que impactam no calendário já tão castigado que é o brasileiro.


A ideia foi confirmada na última quinta-feira pelo gerente de futebol do Flamengo, Luís Carlos Azevedo, em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 0 sobre o Bangu em Aracaju (veja no vídeo acima). A mudança no calendário teria como objetivo inverter as quatro rodadas previstas durante a Copa América pelas oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, de modo que nenhuma equipe fosse desfalcada durante o Brasileirão. E outras duas rodadas sejam disputadas nas datas das finais.


Se aprovada pela CBF, a mudança adiaria a final da Copa do Brasil. As oitavas e quartas de final seriam antecipadas para o período durante a Copa América, mas a decisão do torneio passaria para os dias 11 e 15 de dezembro, após o fim do Brasileirão.


Como a Copa América, que será disputada nos Estados Unidos, faz parte do calendário da Fifa, a liberação dos convocados é obrigatória. Na última data Fifa, em novembro, 29 jogadores que atuavam na Série A foram chamados por seleções sul-americanas.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Infográfico preto moderno e tecnológico para relatório de marketing digital_edited.jpg
bottom of page