Clubes articulam Brasileirão independente da CBF a partir de 2027
- Eri Santos
- 9 de mar.
- 1 min de leitura

Um grupo de dirigentes da Libra e da Liga Forte União (LFU) está negociando a possibilidade de organizar o Campeonato Brasileiro sem a participação da CBF a partir de 2027. A informação foi divulgada pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

As duas ligas representam os interesses dos 20 clubes da Série A do futebol brasileiro. A Libra conta com Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vitória. Já a LFU tem sob sua bandeira Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco.
Caso as negociações avancem, essa seria a primeira vez na história que o Brasileirão não seria organizado pela CBF. A movimentação das ligas ocorre em meio ao processo de aproximação entre os grupos, que, recentemente, chegaram a negociar em conjunto os direitos de transmissão da Série B para a atual temporada.
Em fevereiro, a Libra criou o Comitê de Integração de Ligas, com o objetivo de estreitar laços e alinhar interesses comuns com a LFU. Na ocasião, o presidente da LFU, Marcelo Paz, destacou a importância da iniciativa.
“Recebemos com grande satisfação essa notícia. A LFU sempre defendeu a adoção da Liga Unificada e, por isso, consideramos este ato como um avanço na direção desse caminho. Juntos, os clubes são muito mais fortes. Temos convicção de que essa é a melhor solução para o futebol brasileiro”, afirmou.
A movimentação das ligas promete esquentar os bastidores do futebol nacional, especialmente diante da resistência da CBF em perder o controle da competição. Nos próximos meses, as negociações devem avançar e definir os próximos passos para um possível novo formato do Brasileirão.
Comments